quem somos

O Instituto Cooperação Econômica Internacional — ICEI, nasceu de um grupo de intelectuais italianos no ano 1977 em Milão, Itália com o objetivo de construir um espaço de estudo, intercâmbio e reflexão sobre política internacional, diversidade e integração cultural, desenvolvimento sustentável e inclusão social nos países Europeus.

Desde o começo, o ICEI teve como interesse estratégico, também, a geração de novos diálogos a respeito da realidade dos países da América Latina e informar e incidir nas questões vinculadas com a política, a sociedade e a cultura italiana e internacional.

A partir de 1986, o ICEI começou suas atividades de educação sobre o desenvolvimento sustentável, através de projetos de sensibilização nas escolas de ensino médio, nas universidades italianas e européias com a finalidade de promover o acesso à informação crítica sobre as dinâmicas socioeconômicas e culturais dos países em desenvolvimento. Durante estes anos, o ICEI junto com outras organizações começaram a abordar a temática do turismo, como instrumento para um real intercâmbio e integração entre culturas e desenvolver programas de intercultura e promoção da arte como instrumento de transformação social.

Em 1991 ICEI adota a figura de OSC (organização da sociedade civil sem fins lucrativos) de cooperação internacional, sem renunciar a sua característica inicial de Centro de Estudos e começa a sua experiência com a Cooperação Internacional. No principio do novo milênio o ICEI iniciou as atividades na África e na América Latina juntos com instituições, organizações sociais e comunidades locais, propondo e articulando ações de desenvolvimento rural e agricultura familiar, de turismo sustentável e comunitário, de formação profissional, de educação e cultura como práticas viáveis para fortalecer um desenvolvimento humano sustentável e promover a inclusão com equidade.

 

ICEI no Mundo

Hoje o ICEI trabalha com essa abordagem em diferentes regiões do planeta: África, América Latina, Ásia e Europa. Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, República Dominicana, Congo, Senegal, Moçambique, Sirilanka y Bósnia são alguns dos países onde o Instituto está presente.

 

ICEI Mercosul

ICEI chega ao MERCOSUL - no começo do ano de 2002 na Argentina, para apoiar as pequenas estruturas locais que enfrentavam uma crise política, econômica e social sem antecedentes. As primeiras atividades foram orientadas em promover uma campanha de segurança alimentar na área urbana e no subúrbio de Bueno Aires. As ações se entenderam gradualmente, gerando parcerias com atores locais, nos setores da Agricultura Familiar, do Turismo Sustentável e da Diversidade Cultural e Inclusão Social, que levaram o ICEI a se consolidar também no Uruguai e no Paraguai.

 

ICEI Brasil

A Partir de 2003 o ICEI começou sua experiência no Brasil, com a sede ICEI Manaus no Estado do Amazonas, desenvolvendo ações de fortalecimento institucional, preservação ambiental, produções sustentáveis e eco-turismo nas comunidades tradicionais, indígenas e ribeirinhas das regiões dos rios Urubu e do Andira-Marau. Nos 2008 se constitui a sede ICEI Olinda, fortemente centrada na ação em apoio aos atores da cultura popular da cidade, através do projeto Turismo da Gente.

Junto com atores institucionais e da sociedade civil, o ICEI está desenhando e realizando ações de valorização da cultura popular e do patrimônio imaterial da cidade, dando apoio a pequenos empreendimentos comunitários, no planejamento e promoção do turismo sustentável em Olinda. Paralelamente, começa a atuação na área da Agricultura Familiar Agroecológica, com uma ação de apoio às comunidades rurais do interior do Estado de Pernambuco, afim de promover o desenvolvimento produtivo e o fortalecimento institucional das associações de produtores, a comercialização e o acesso às políticas públicas. Junto a sensibilização dos consumidores sobre as temáticas da economia solidária, tutela do meio ambiente e consumo responsável.

 

O QUE FAZEMOS

Visão

Alcançar a inclusão, a equidade, a reciprocidade e a justiça social a partir da promoção de mudanças e inovações nas relações sociais e econômicas vigentes e da conservação do meio ambiente.

Missão

Desenvolver e contribuir, de forma eficaz, com processos sustentáveis, de intercâmbio social, econômico e etno-cultural, que promovam as capacidades, autonomia e participação das comunidades, com base na valorização das relações humanas e sociais.

Valores

Liberdade - Diálogo - Equidade – Inovação – Reciprocidade – Interculturalidade

 

ICEI Brasil, ong brasileira: os associados

ICEI Brasil é hoje uma ONG nacional, com a própria estrutura de associados e cargos institucionais:

Diego Di Niglio – Presidente
Ageu da Silva Vilacio - Secretário
Marcel Levi – Tesoureiro
Barbara Schmal - Associada
Edinete Castro de Andrade - Associada
Fábio Sian Martins – Associado
Gabriella Pettazzoni – Associada
Giacomo Morandini - Associado
Lia Miceli Lopez Lecube – Associada
Mariana Maia de Oliveira - Associada
Marizete de O. Morandini - Associada
Raimundo Carlos R. Costa – Associado
Ivan Brusztyn - Associado Voluntario